Coador Entorno

 

Foto: Munir Bucair Filho / Produção: Ana Spengler / Ano 2020

        Lembra que em 2014 a alta moda nos cafés em Curitiba era o café coado individualmente na mesa para os clientes? O barista trazia toda parafernalha e preparava o café na sua frente. Nessa época foi a primeira vez que vi um coador de cerâmica. Era o coador Hario V60. Como uma pessoa recém inserida no mundo do café de especialidade, me interessei muito, pesquisei a respeito e descobri que era um produto bastante caro para meu padrão de vida.

Eu já estava fazendo cerâmica há um tempo e por isso decidi tentar fazer meu próprio coador, afinal, quão difícil poderia ser? Observei atentamente aquele modelo existente e fui para meu ateliê tentar reproduzir algo parecido, mas buscando minha própria linguagem. 


Quando ficou pronto, não tinha o filtro correto para testar, pois o filtro, eu lembrava, era em formato de V, diferente do filtro que usava em casa que era o tradicional Mellita. Como era apenas um teste, não quis comprar um pacote todo de filtros que custava àquela época R$100,00 o pacote com 100 unidades.


        Tive a ideia de ir à cafeteria que frequentava e tentar comprar uma unidade de filtro. Conversei com o barista e expliquei a situação e ele me disse que me daria o filtro se eu deixasse que ele mesmo fizesse o teste. Apesar de frequentar o café, essa foi a primeira vez que de fato conversei com Cauê, que era o barista em questão.

A proposta foi realmente melhor do que eu poderia esperar pois, pensando bem, eu sequer sabia preparar o café de modo apropriado. 

No dia do teste, eu estava super animada e Cauê também. Mas o teste foi um desastre, o coador não passava nem água pura, quem dirá o café. Ficamos frustrados, mas nesse dia ele me disse uma coisa muito importante: que se eu melhorasse a peça de modo que ela minimamente passasse o café, a pessoa que estivesse usando o método iria se adaptar a ele, pois cada método e cada café requer um jeito diferente de preparar a bebida. Então eu não precisava fazer um método que ficasse como o que eu já conhecia.



Primeiro teste do coador Entorno, o café que não passou. Foto: Munir Bucair Filho / ano 2015

        Ele me deu ideias para melhorar, o tamanho do furo, profundidade das ranhuras, o ângulo das paredes…Com isso em mente, voltei ao ateliê para fazer novas peças. Não sei dizer precisamente quantas tentativas foram feitas, mas em junho de 2015 lancei o primeiro coador, que vinha com uma xícara.

Os primeiros coadores vinham com xícaras, para um café solo.

Depois desse lançamento ainda foram feitas várias melhorias, e conforme eu evoluia na minha técnica, conseguia chegar mais perto do que queria.

        Em 2017, lancei o primeiro coador com jarra. Ao invés de passar um café individual, agora o coador Entorno passava uma bebida para compartilhar. Nesse mesmo ano, o campeão brasileiro de barismo escolheu nosso método para o campeonato mundial na Coreia. O método foi usado por ele para passar café em seu stand e também para sua apresentação aos jurados. 

Coador modelo 2017, com jarra, o mesmo modelo que foi ao Campeonato Mundial de Barismo. Foto: Munir Bucair Filho


No ano seguinte, a barista Camila Franco do Lucca Café me pediu para desenvolver um método para ela levar ao campeonato brasileiro. O método era para usar o filtro Kalita, modelo bem diferente do que vínhamos fazendo. Foi um desafio muito legal e com ele aprendi ainda mais sobre a ciência do coador.

Coador para filtro Kalita, desenvolvido junto à Camila Franco, do Lucca Café, em 2018


        Apliquei meus novos conhecimentos aos coadores que vieram depois desse aprendizado e o Coador Entorno que existe hoje é resultado de anos de estudo, pesquisas e melhoramentos. 

É uma das peças mais vendidas no ateliê. 


Coador Entorno na fase atual, agora a jarra tem alça e um formato mais reto.

Graças a esse produto, conheci Cauê, que me ajudou a desenvolvê-lo e hoje trabalha comigo no ateliê, não como barista e sim como auxiliar na produção e desenvolvimento de novas peças. Mas ele faz café todos os dias.


Cauê e o coador em 2016                                   Cauê e o coador em 2018                    Cauê (invisível) e o coador em 2023
Fotos: Munir Bucair Filho

Cauê Bohrer é barista, trabalha com cerâmica no ateliê Entorno e tem uma cafeteria em Balneário Camboriú, na qual atua como social media, consultor e instrutor de preparo de cafés.


A cafeteria Pé de Café fica na 3a avenida 1517, Balneário Camboriú, SC.


Em tempo. Temos um vídeo no nosso canal do YouTube do coador Entorno em uso. Vem ver:

 https://youtu.be/RXRjRXwG0mU?si=vboj5zMTMEimr6c3



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mestre #2: Vicente Cardia

Um Breve Resumo