Projeto: Manifesto Café

 

Copo Manifesto, projeto 2021. Foto: Guto Souza @fotografodealimentos

        Eu vejo a Entorno como uma oportunidade de conhecer pessoas e fazer conexões reais. Para mim, é isso que traz sentido à nossa existência. Boa parte dos clientes que tenho hoje, ou já eram meus amigos antes ou se tornaram durante o processo.


Conheci o Rafa, o Fernandinho e o Bruno separadamente em cafés onde eles trabalhavam ou de onde eram clientes. Fazer amizades em ambiente de café é fácil e posso dizer que boa parte das minhas amizades começaram em uma cafeteria.


Cultivamos algum tempo de relação até que em fins de 2017, Rafa veio me contar que abriria seu próprio café. Fiquei feliz com a possibilidade de ser cliente de um novo lugar que sabia, seria indubitavelmente bom.


Em janeiro de 2018 o Manifesto Café abriu as portas, ainda em fase de construção física, mas com um propósito já muito bem consolidado: o de valorizar as relações humanas tanto com clientes quanto com fornecedores, praticando preço justo, com o mínimo de impacto ambiental possível.


Mani (como chamamos) abriu sem grandes recursos financeiros, mas com muita vontade de pôr em prática seu propósito. Pensando nisso, faria muito sentido utilizar nossas cerâmicas artesanais para servir seus cafés, pois ambos carregam a mesma intenção, origem totalmente conhecida, impacto ambiental mínimo de um fornecedor parceiro de caminhada.


A primeira compra foi, na realidade, uma troca. Trocamos café por cerâmica, e nesse momento entregamos peças que já tínhamos disponíveis na loja e assim foi por algum tempo. 


Dessa parceria, tivemos oportunidade de conhecer novos clientes e amigos, tomamos bons café todos os dias e vimos nossos negócios crescerem. 


As primeiras xícaras do café foram as Inada San, escolhidas entre as que haviam na loja.

 

        No final daquele mesmo ano, chegou o momento de realmente desenhar uma xícara que fosse mais compatível com o serviço. Com todas as informações que Rafa me deu, rabisquei algo e fui ao torno fazer os primeiros testes. Com dois modelos em mãos, passamos aos testes e a xícara foi definida. Ela ficou tão boa que o modelo foi incluído em nosso catálogo e é o sucesso de venda para cafeterias.


Xícara de cappuccino desenhada especialmente para o Mani. Foto: Eduardo Milek

        Em 2021, decidimos desenhar uma coleção própria para o café. Desta vez com xícaras, pratos e cumbucas, todas com logo, cores definidas e com formato completamente diferente das peças que vínhamos entregando anteriormente. De alguns testes saíram novos modelos, mais retos, em argila terracota e com interior branco, para mostrar mais a cor do café.


Durante esse desenvolvimento conversamos bastante, pois agora, com 3 anos de cafeteria, eles já entendiam bem melhor seus clientes, seu modelo de atendimento e muito mais ainda sobre café. 


Uma das partes que mais gosto do meu trabalho é o desenvolvimento, pois consigo trabalhar, olhando minha arte pela perspectiva do cliente e do cliente do cliente. E essa interação traz um melhor entendimento do ser.


O Manifesto é, para mim, um dos melhores exemplos de parceria. Somos seus clientes, eles são nossos clientes e, melhor ainda, somos amigos. Nos apoiamos em momentos que foram difíceis, divulgamos trabalhos uns dos outros e o mais importante é a admiração que tenho pelo projeto deles.


Fotos: Guto Souza @fotógrafodealimentos

           Nesse post pulei alguns detalhes sobre nosso história juntos, em outro momento vou amar contar fatos mais específicos. Se você gosta de bons cafés, o Manifesto é um lugar que deve conhecer. Ele fica na Rua Silva Jardim 837, no bairro Rebouças, em Curitiba.







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coador Entorno

Mestre #2: Vicente Cardia

Um Breve Resumo