Cuia Entorno

    


    Em 2019 lançamos as cuias de mate Entorno em parceria com André Zampier, do Matte N´Roll. Conheci o André muitos anos antes, e essa ideia sempre acompanhou nossas conversas. Por não ter costume de beber mate, sempre acabei achando que seria difícil fazer uma peça sem ter algum conhecimento sobre o assunto.

    Quando a proposição surgiu novamente  pensei: se sei pouco sobre isso, vou buscar saber. Fomos, eu e Cauê até São Mateus do Sul, onde André morava na época, trabalhando também na olaria da família. Como esse assunto também nos interessava, juntamos os dois e começamos a projetar as nossas primeiras cuias de cerâmica.


Olaria Zampier - São Mateus do Sul

    De brincadeira, eu fiz a primeira utilizando somente a argila que é usada para fazer os tijolos na olaria da família. Como previsto, ela ficou super porosa, mas dela conseguimos partir para os protótipos de verdade.


Foto da cuia de brincadeira que claramente deu errada

    André me explicou que as cuias Gaúchas são maiores, mas que no Uruguai e na Argentina eles costumam usá-las bem menores. E que, de modo geral, pensamos sempre que as cuias têm aquela aba grande, mas que nem sempre precisam ter, que aliás, é bem comum que não tenham.


Aqui começava a nascer a primeira cuia Entorno e Matte N´Roll

    Optamos então, pelas cuias Uruguaias, pequenas, e também decidimos fazer os dois modelos, com e sem aba. E para ajudar na montagem dela, fizemos uma base, que permite que a cuia fique inclinada sobre a mesa.


Cuia Entorno 2019

    Lançamos as cuias no final de 2019 e hoje, elas fazem sucesso e estão entre as 10 peças mais vendidas na Entorno.


Cuia Entorno 2023. Foto: Gabriela Marrero

    As cuias de cerâmica são higiênicas, fáceis de lavar, de carregar e são bonitas.

    Você pode se perguntar por que fomos até São Mateus do Sul para fazer um projeto de uma cuia. Mas para mim, o processo de criar uma peça de cerâmica, ainda que ela não tenha nada aparentemente extraordinário, carece de uma imersão. Ver como nasce o mate, conhecer os trabalhos de quem está por trás da marca que produz o mate, conversar, ver pessoas bebendo mate...Eu poderia ter copiado um modelo, mas não saberia o por que da espessura, do peso, do tamanho da abertura da boca, do formato da aba. Enfim, fazer é bom, mas o caminho que leva é o que mais vale.

    Veja como montar uma cuia no nosso canal:

    https://youtu.be/wEhqoDzl_bU?si=kVV7ymYJAvFRH4Qz


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coador Entorno

Mestre #2: Vicente Cardia

Um Breve Resumo