Do nome Entorno

Logomarca da en torno em 2014 e a nova Entorno 2023
 

        Há muita coisa a se saber e entender sobre um ateliê de cerâmica, mas o que saber em primeiro lugar? A primeira pergunta que me veio à cabeça foi: por que Entorno Cerâmica?


A Entorno Cerâmica nasceu primeiro como en torno cerâmica (assim letras minúsculas e a palavra separada). Nos anos que antecederam minha iniciação à cerâmica eu viajei muito pela América do Sul. Conheci Bolívia, Peru, Colômbia, Argentina, Uruguai e Paraguai. Em todo lugar que passava a cerâmica fazia muito parte dos sítios arqueológicos, dos museus e do dia a dia dos locais. 


Já em meados de 2014, quando pensava em montar um espaço onde pudesse praticar, criar e me desenvolver na cerâmica, meu companheiro à época perguntou como esse lugar se chamaria. Sem resposta, fui dormir pensando, mas dormi rapidamente. Pela manhã ainda naquele despertar meio sonhando, meio acordada, a fronha do meu travesseiro tinha rodas de bicicleta desenhadas, olhei para ela e ouvi uma voz: en torno. Assim mesmo, com acento castelhano. 

        Debatemos, pois fazia muito sentido, afinal o torno era minha principal ferramenta, as peças que me inspiravam eram aquelas dos sítios que havia visitado e o castelhano sempre foi a minha opção de segunda língua. En torno assim sugeria “feito no torno” e no caso da internet, dominio de site, nome nas redes sociais, endereço de email, o nome apareceria Entorno, que em português significa “ao redor”, “por perto”, que era exatamente o que eu queria naquele momento: unir as pessoas com tudo que as cercam. A ideia é trazer os objetos do cotidiano para perto, num lugar onde eles tenham mais atenção e onde a conversa entre o que a pessoa bebe ou come, corre através de objetos únicos, porém úteis.

     Hoje, depois da reformulação da marca, en torno cerâmica, passou a ser Entorno Cerâmica Colaborativa. Unimos as palavras para simplificar e para dar ênfase ao seu significado como palavra única, e a Cerâmica Colaborativa, pois há 3 anos já a Entorno deixou de ser um ateliê onde só eu produzia para ser um espaço onde artistas colaboradores e aprendizes participam do processo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coador Entorno

Mestre #2: Vicente Cardia

Um Breve Resumo