Mestre #2: Vicente Cardia

 

Garrafa que mostra técnicas diversas aprendidas nos cursos com Vicente Cardia


        O ano era 2014 e eu estava fazendo uma mala de roupas para passar uma semana em São Paulo para conhecer meu sensei. Havia conhecido ele pelo instagram e combinamos um intensivo de aulas que duraria 5 dias, manhãs e tardes.


Numa casa-ateliê na Barra Funda, Vicente Cardia mora, produz e ensina cerâmica. Entrei na casa e ele já foi falando um monte de coisas sobre as quais eu não entendia nada. Havia pedido a ele aulas de torno e de esmaltação, eu acho que ele entendeu torno e produção de esmaltes. Não questionei, só deixei ele falar. 


Dividimos nossas aulas fazendo, pela manhã, vidrados (esmaltes) e, pela tarde, torno. Em alguns dias ainda ele fazia o nosso almoço, bônus que aceitei com alegria.


Vicente é uma pessoa que, à primeira vista, não parece muito amigável, mas depois da primeira manhã de aula eu já estava muito animada em ficar mais tempo por lá. Obviamente, não entendi muito do que ele falou, mas entendi que tinha muita coisa para aprender ali. Ele é dessas pessoas que não para de estudar nunca, sempre tem um livro para indicar, experimentos novos para mostrar e gosta de compartilhar conhecimentos. 


Xícara feita na primeira aula de torno e vidrados

        Mas foi a aula da tarde que me fez ver que poderia levar a cerâmica além do hobby. Quando cheguei ali eu só queria aprender melhor algo que já estava fazendo informalmente, mas pegar a argila, colocar no torno e ver que eu conseguia fazer muito melhor me deu um ânimo enorme, especialmente depois de uma única aula.



Primeiros testes de vidrados depois das aulas                                         Peças das aulas de pratos e utsuwas



Durante alguns anos, mesmo depois de ter iniciado a Entorno, ainda fiz com Vicente alguns desses intensivos de cerâmica, onde aprendi peça a peça, como chegar onde queria. E tinha as aulas bônus, que ele me levou para fazer queima de Raku, aula de modelagem em placa do Ikhoma, acompanhar queimas de forno à gás, restaurantes para analisar peças (e comer, lógico) e exposições.


Queima no forno à gás - forno construído pelo próprio Vicente


        A última aula foi em 2016, quando terminamos ele me disse que não tinha mais nada para me ensinar. Achei um pouco chocante, mas entendi. Acredito que o verdadeiro mestre sabe em que ponto te deixar para que você siga seu próprio caminho, encontre novos mestres e adquira conhecimentos diversos. 


Hoje sou feliz por sermos amigos. Nesses quase 10 anos, vi sua família crescer, seus conhecimentos serem espalhados por todo Brasil e volta e meia encontro suas peças pelas mesas dos meus amigos e de lugares que frequento.


Vicente em apresentação de torno no Contaf 2014 ( foto retirada do perfil @vicentecardia)


Vicente Cardia de Almeida Prado é ceramista, formado em Artes, professor de torno e de vidrados. Ateliê: Rua Marta, 143, Barra Funda. Instagram: @vicentecardia


       


         P.S.: Se você está se perguntando por que o mestre #2 veio antes do #1, saiba que aqui a ordem é lógica, mas não cronológica, ainda vamos avançar e retroceder no tempo muitas vezes.







Comentários

  1. História e trajetória linda! Parabéns para ambos!

    ResponderExcluir
  2. Eu sei como vc se sentiu! Qdo o Vicente veio dar uma aula de engobe no antigo CEFET, aqui em Curitiba, eu me senti assim! Não sabia que a cerâmica envolvia tantos conhecimentos sobre química e física, matérias por sinal, das quais não me saí muito bem qdo as estudei no colégio. Mas para me redimir, tenho que dizer a meu favor q era porque não tive bons professores q me inspirassem! Hoje, vendo vc pesar, falar sobre cada elemento que usa na composição dos teus esmaltes, vejo como é algo interessante e surpreendente. Brinco que nossas conexões com as pessoas são iguais as reações químicas, algumas são benéficas e outras nem tanto. A tua com o Vicente foi ótima pois aflorou o q há de melhor em cada um de vocês! Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coador Entorno

Um Breve Resumo